Por que você não deve cair na tentação de comprar seguidores?

A tentação é grande, mas comprar seguidores nas redes sociais – principalmente no Instagram – pode ter o resultado reverso do que você espera obter. Isto porque você corre o risco de mascarar seus resultados e ter um retorno negativo nas suas postagens. 

Vamos entender melhor como a compra de seguidores funciona? 

Comprar seguidores: nem sempre é fácil começar um novo perfil 

Na medida em que você vai adentrando o mundo do marketing digital, você percebe que começar novos perfis pode ser bastante desafiador. Você precisa considerar novos meios de conseguir curtidas, elaborar conteúdos e engajar o público-alvo… 

Para alguns, a compra de seguidores pode parecer o atalho mais rápido para se conseguir tudo isso sem trabalho. Bem, as coisas não são bem assim e você verá que o clichê de trabalhar para se conquistar o que quer tem fundamento aqui. 

Começando pelos seus objetivos: você sabe o que você quer? 

Antes de qualquer coisa, você precisa entender quais são os seus objetivos com o uso das redes sociais. Afinal, saber quais resultados você espera, ajuda você a determinar a sua estratégia. 

A geração de leads é o seu foco? Ou seria a venda do seu produto principal? Tendo o seu objetivo em mente, você saberá quais métricas você precisa estar atento para monitorar o seu desempenho. 

Se você quer engajar seu público-alvo, você pode até mesmo se questionar: “Ora, mas a compra de seguidores não pode ajudar a aumentar minha percepção de marca?”

Nem sempre.

Por que comprar de seguidores não dá certo? 

Quem não gostaria de aumentar de um dia para o outro a sua quantidade de seguidores? E é aí que entra a tentação da compra de seguidores. 

No entanto, quando falamos de comprar de seguidores, corremos o risco de nos envolver com perfis que não se encaixam no nosso nicho de mercado e, sendo assim, não representam pessoas que vão interagir e se engajar com a marca nas postagens. 

Em outras palavras: comprando seguidores, você corre o risco de diminuir drasticamente seu engajamento. Como número de pessoas que seguem você irá aumentar, mas o número de curtidas irá se manter igual (ou menor), o engajamento irá sair prejudicado. 

Fuja dos usuários fantasma

Dessa forma, apesar da quantidade de seguidores estar inflada, eles atuam como seguidores fantasma, pois não curtem, compartilham, marcam ou assistem seus stories. 

Portanto, são seguidores que não acrescentam nenhuma vantagem na sua estratégia e não auxiliam no seu objetivo de aumento de engajamento.

“Mas, e se a minha estratégia não estiver diretamente vinculada com o aumento do engajamento, a compra de seguidores ainda pode ser prejudicial?” 

Bem, sim! Imagine só: você vai aumentar seu número de seguidores, mas a audiência e interação com seus conteúdos será a mesma. O que o algoritmo vai interpretar por essa dinâmica? 

Por meio dessa (falta) de interação, o algoritmo entende que o que você posta é desinteressante e nada relevante para os seus usuários. Exatamente o contrário do que você deseja. 

Já que não posso comprar seguidores, quais são as outras soluções? 

Se você quer números, o Instagram Ads é um recurso muito mais recomendado do que a compra de seguidores. Com ele, você patrocina seus conteúdos para outras pessoas, aumentando sua audiência. 

O Instagram Ads ainda permite que você crie anúncios para stories que redirecionam o usuário para o seu site ou página de compra. Sim, esse é o famoso recurso “desliza aqui para cima”.

E claro, você ainda pode contratar os serviços especializados de uma agência de marketing digital. No fim, eles serão os responsáveis por traçar a estratégia que mais se adequa aos seus objetivos, bater metas e aumentar o engajamento de forma orgânica. 

Devagar e sempre 

Sim, crescer um perfil desde o comecinho leva tempo e pode até dar uma dor de cabeça de vez em quando, mas é muito recompensador. Ao conquistar sua base de seguidores de forma orgânica, você verá como é benéfico sentir o crescimento da marca pouco a pouco. 

Afinal, as redes sociais não são apenas meios de você conseguir as métricas da vaidade. Elas também podem oferecer meios criativos para você distribuir seu conteúdo e divulgar suas postagens.

E aí? O que você acha de conquistar uma base de seguidores de forma orgânica?

Conta para nós nos comentários se o post foi útil e vai ajudar você a melhorar o desempenho da sua rede social. 


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big