
O Natal está chegando. E com ele, além dos sentimentos de união, bondade e prosperidade, vem também a euforia do consumidor em comprar os melhores e produtos com preços inacreditáveis.
O certo é que as festas de final de ano despertam os mais diferentes comportamentos nos consumidores. É aqui que os monstrinhos adormecidos começam a acordar e tomam posse de tudo, não é?
Mas nós não estamos aqui para julgar, rs. Porém, sim, para fazer a pergunta: você sabe qual tipo de consumidor é você no Natal? É daqueles que ama parcelas intermináveis ou o que desconfia das maracutaias por trás das melhor promoções?
Faça o teste e descubra qual tipo de consumidor você é no Natal!
1- Na sua opinião, qual é o melhor lugar para fazer as compras de Natal?
- a) Qualquer lugar com muitas promoções.
- b) Uma loja que tenha ações transparentes, que você confie.
- c) Qualquer loja que seja comprovadamente barata.
- d) Na internet, claro!
2 – Quando você vê uma promoção, qual é a sua reação?
- a) Compra! Não importa o que seja, promoções são vantajosas demais para serem perdidas.
- b) Fica ressabiado, pensando qual é a vantagem que a empresa está tirando.
- c) Depende. É uma promoção que realmente valha a pena?
- d) Tenta baixar ainda mais o valor aplicando cupons de desconto.
3 – Com quanta antecedência você planeja as compras de Natal?
- a) Quase nenhuma, afinal as melhores promoções acontecem em cima da hora.
- b) Com bastante antecedência, já que suas opções de lojas para comprar são reduzidas.
- c) Você vai comprando conforme vai encontrando presentes baratos.
- d) Com uns 3 meses, já que é o tempo que as encomendas levam para vir da China – com direito à margem de espera.
Você é daqueles que não perde uma promoção de jeito nenhum ou prefere economizar?
4 – Qual é a sua fala clássica?
- a) “Que promoção imperdível!”
- b) “Qual é a pegadinha por trás desse preço?”
- c) “Que caro! Na outra loja era mais barato!”
- d) “Dá para comprar pela internet?”
5 – O que você mais preza na hora de comprar um presente de Natal?
- a) Vantagens na hora da compra.
- b) Confiança na loja.
- c) Preço.
- d) Agilidade na compra e na entrega.
Resultado: qual tipo de consumidor você é no Natal?
Maioria A: Consumidor influenciável
Você começa as compras de Natal pensando “vou levar somente o essencial”, mas quando se dá conta, seu carrinho está cheio das promoções mais estapafúrdias. Promoções do tipo pague 1, leve 2 são as suas preferidas.
Maioria B: Consumidor desconfiado
Você sempre pensa que tipo de vantagem a loja está levando em cima das promoções e ações comerciais – e, geralmente, você está certo. Além disso, você controla bem o seu dinheiro (provavelmente bem até demais) e só compra em lojas nas quais confia.
Maioria C: Consumidor que reclama do preço
Você SEMPRE reclama do preço. Mas a culpa não é sua, afinal está tudo muito caro mesmo. Você fica com a impressão de que na loja anterior tudo era mais barato e frequentemente sai dos estabelecimentos sem ter levado nada.
Maioria D: Consumidor que só compra pela internet
Já se foram os dias em que você perdia tempo em filas e no empurra-empurra dos shoppings. Agora você só quer saber de comprar pela internet com seus cupons de desconto. O único contra é que você tem que ter tudo bem agendado para não atrasar os presentes.
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