qual é o poder da comunicação

Qual é o poder da comunicação? Sabemos que o chamado quarto poder é uma arma para alcançar o sucesso – seja na área que for. Esse poder também é espelho da sociedade, influenciador e influenciado por ela: quanto mais livre uma sociedade é, mais vozes comunicadoras ela terá.

Para responder a essa pergunta tão complexa, escolhemos 5 livros para você entender um pouquinho mais sobre qual é o poder da comunicação.

1 – 1984, de George Orwell:

Obra-prima de Orwell, o livro conta, a partir de uma perspectiva distópica, qual o poder da comunicação em um mundo totalitário. Um mundo que está centrado na figura do Big Brother (já ouviu esse nome em algum lugar?), um autocrata onipresente que lidera o regime político vigente. A obra mostra como a comunicação pode ser usada para influenciar pessoas e até mesmo reescrever a História.

qual é o poder da comunicação

 

2 – Fahrenheit 451, Ray Bradbury:

Aqui conhecemos um mundo pós-Segunda Guerra Mundial onde a ditadura impera e onde qualquer forma de comunicação escrita foi banida. Assim, a única forma de obter informações é por meio da televisão, a qual é controlada pelo regime totalitário. Fahrenheit 451 mostra qual o poder da comunicação na televisão e como ele pode influenciar quem a assiste.

qual é o poder da comunicação

3 – Laranja Mecânica, Anthony Burgess:

Ambientado na Inglaterra de um futuro próximo, a obra de Burgess conta a história de um jovem, membro de uma gangue, capturado e ressocializado pelo Estado. De um modo mais indireto, o autor nos mostra qual o poder e a influência da comunicação e de tudo o que ela produz (filmes, livros, revistas) na nossa personalidade e na nossa tentativa de nos encaixarmos nos padrões sociais.

qual é o poder da comunicação

4 – Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley:

Em uma sociedade dividida em castas, Admirável Mundo Novo nos conta a história de um mundo totalitário (outra vez!) onde o poder da comunicação é uma arma de controle e onde os jornais são divididos de acordo com a “inteligência” dos seres humanos.

qual é o poder da comunicação

5 – Jogos Vorazes, Suzanne Collins:

Este best-seller de Suzanne Collins mostra, de certa forma, qual o poder da comunicação quando se trata de entretenimento. Ambientada em Panem, o enredo é centrado na figura de Katniss Everdeen, que, após ganhar uma espécie de reality show sensacionalista e mortal exibido 24 horas, ganha prestígio, conquista fãs e faz uma revolução.

qual é o poder da comunicação