Remarketing

Você sabe o que significa remarketing? Você pode até não conhecer sobre essa estratégia mas com certeza já foi impactado por ela, talvez um dia navegando pela internet tenha pesquisado um produto como batedeira industrial, e mais tarde, acabou se deparando com o mesmo produto ou algumas sugestões de pesquisa por todos os sites que você entrou. 

Por um momento pode até pensar que estava sendo perseguido e vigiado, mas na verdade isso é uma estratégia de remarketing, ele é basicamente uma campanha voltada para os usuários que tiveram algum tipo de contato com a sua marca, seja clicando em um link, acessando seu site, colocando um produto no carrinho e por aí vai. 

Mas por mais que seja uma estratégia convincente e que pode trazer bons resultados, será que em pleno 2022 ela ainda vale a pena? É isso que iremos conferir no texto de hoje, preparado? Então vamos lá!

O que é e onde o remarketing pode ser feito?

Bom o remarketing é uma campanha criada para mostrar produtos e serviços da sua empresa para pessoas que já tiveram algum tipo de contato com o seu negócio, reforçando a sua marca e fazendo com que aqueles usuários se lembrem de seus produtos. 

O principal foco do remarketing é justamente criar uma certa autoridade, servindo quase como um lembrete, afinal é extremamente comum que as pessoas pesquisem alguma coisa e acabam se distraindo ou indo para outros assuntos e esquecendo por completo, aquilo que estavam procurando. 

Essa é a estratégia ideal para se manter em cima e mostrar seus produtos para pessoas que realmente possam ter interesse na sua caixa de papelão, por exemplo. Ele pode ser feito em plataformas como o Facebook Ads e, principalmente, o Google Ads. 

Quais são seus benefícios?

O remarketing é uma estratégia que traz diversos benefícios para quem a adota dentro do seu cotidiano, você consegue, por exemplo, melhorar consideravelmente a sua taxa de conversão, afinal aqui você está lidando com um usuário que já teve algum contato com o seu produto e provavelmente está interessado nele, sendo mais propenso a finalizar a compra.

Você também pode montar campanhas muito mais customizáveis. No Google Ads, por exemplo, é possível moldar para que tudo aconteça do seu jeito, separando os visitantes de acordo com o grau de interação como clique no link, visita na página ou abandono no carrinho de compra, fazendo com que você planeje estratégias muito mais assertivas. 

Por fim, você ainda ganha um número relativamente alto de consumidores já que a taxa de conversão aumenta consideravelmente, enquanto consegue de maneira prática, otimizar seus custos, gastando muito menos para conseguir mais pessoas. 

A LGPD pode influenciar no remarketing?

Acima vimos que o remarketing pode ser uma estratégia extremamente eficiente e positiva, com diversas vantagens, mas mesmo que ela em si, possa ser considerada uma das mais essenciais dentro do marketing, a maior dúvida fica em relação a LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados), afinal, ela pode influenciar negativamente o remarketing?

De certa forma sim. A LGPD está garantindo que os Cookies serão instintos provavelmente ainda neste ano, e são justamente eles que ajudam a rastrear e identificar cada pessoa que passa pelo seu site e executa uma ação, com isso, o remarketing pode ser prejudicado e pode ser uma missão um pouco mais complicada rastrear um usuário em uma empresa de automação residencial ou outros segmentos. 

Mas afinal, vale ou não a pena fazer remarketing?

De certa forma, podemos dizer que sim, ainda vale a pena fazer remarketing, ele continua sendo uma estratégia forte, com altas taxas de conversão e números que arrancam sorrisos de qualquer gerente de um negócio, sendo uma estratégia eficiente e funcional. 

O principal problema fica pela extinção dos cookies que deve ocorrer em breve, ainda não se sabe os impactos que esse tema vai causar no remarketing mas é sempre bom ficar de olho e se preparar. 

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Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais