SEO on-page e off-page

O Search Engine Optimization é uma estratégia digital voltada para a otimização de rankeamento nos mecanismos de busca on-line. Sendo assim, os profissionais de marketing digital sabem que o Google, principal buscador da internet, constantemente atualiza seu algoritmo.

Sendo assim, proporcionando uma excelente experiência para os usuários, educando-os em relação ao conteúdo acessado, as técnicas de SEO, de maneira prática e imperceptível ao leitor, auxiliavam no aumento de acessos à página da web. Essas técnicas podem ser aplicadas em sites de empresas de diversos segmentos, como uma especializada em usinagem de precisão.

Portanto, para que sua página se torne relevante, vista como uma especialista no assunto, e alcance uma alta classificação no Search Engine Results Page (SERP), basta utilizar as técnicas de SEO! Porém, elas estão divididas entre SEO on-page e off-page. Saiba mais sobre essas estratégias a seguir!

SEO on-page

Ao pensarmos nas técnicas básicas de redação, como estrutura, qualidade da informação e outros fatores principais, sendo eles as palavras-chave, Meta Description e Title, URL amigável e mais, todos eles fazem parte do conceito de SEO on-page.

Ou seja, todas as técnicas e mecanismos que podem ser utilizados dentro da página, aplicadas diretamente pelo usuário, fazem parte dessa estratégia. A seguir, explicaremos um pouco mais das ferramentas mais importantes dentro dela:

Palavras-chave

As palavras-chave são o ponto principal do SEO. Procure ao máximo trabalhar as famosas palavras-chave de cauda longa (long tail keywords), pois se encaixam com as pesquisas dos usuários e afunilam conteúdos específicos.

Para saber quais as palavras-chave que estão tendo um maior volume de busca, você pode utilizar ferramentas específicas. Sites como SEMRush e Ubersuggest oferecem pacotes diversos para consulta de palavras, incluindo gráficos e outras informações mais técnicas sobre cada uma delas.

Meta titles 

Outros dos principais pontos dos SEO são as heading tags. Elas se tratam dos títulos e subtítulos que aparecem nos resultados do Google. Eles devem conter a palavra-chave e o intuito do conteúdo. Por exemplo, “bisnaga de plástico: entenda como higienizar este utensílio”.

Linkagem interna

Dentro dos conteúdos, você pode utilizar a técnica de linkagem com outros conteúdos ou demais links relevantes do seu site. Assim, você consegue estimular o usuário a navegar por outras páginas.

Além disso, a técnica do Topic Cluster se baseia na criação de conteúdos principais e outros “sub-conteúdos” ligados a ele. Dessa forma, você pode utilizar a linkagem interna entre os temas para gerar maior entendimento da pauta.

URL

Estruturar a URL (Uniform Resource Locator) é um ponto muito importante dentro do SEO. Assim, os buscadores poderão localizar seu site com uma maior facilidade, além de otimizar a navegação dos usuários.

Com isso em mente, é preciso que elas contenham a palavra-chave da página (contato, sobre a empresa, e até mesmo pauta do conteúdo), fazendo sentido o seu uso e facilitando o entendimento do mecanismo dos sites de pesquisa e do usuário que em seu site navega.

Meta Description

A Meta Description se trata do parágrafo de descrição da página. Sendo assim, ela se trata do “resumo” apresentado no resultado do buscador, logo abaixo do Meta Title. A partir disso, ela deve conter a palavra-chave da página e resumir do que aquela URL se trata, sendo a chamada para o leitor entrar em seu site. Portanto, é importante torná-la interessante para o usuário.

SEO off-page

Diferentemente do on-page, o SEO off-page se trata da otimização fora do site, otimizando o rankeamento nos buscadores. Sendo assim, menções ao negócio e uma estratégia de backlinks são alguns bons exemplos. Com isso em mente, confira mais informações sobre algumas de suas principais práticas!

Link building

Essa estratégia de link building auxilia no marketing digital do seu negócio gerando backlinks. Dessa forma, você pode gerar diferentes estratégias para sites que direcionem para a sua página, resultando em um maior número de acessos.

Redes sociais

As divulgações em redes sociais podem ser o diferencial em relação a muitas estratégias de SEO. Afinal, uma publicação com um bom número de curtidas, comentários e compartilhamentos pode garantir mais acesso a sua página! Sendo assim, foque na divulgação de conteúdos que sejam relevantes, como um tutorial sobre seu serviço de demolição controlada, por exemplo.

Pensando em todas as informações compartilhadas neste conteúdo, você já sabe a diferença entre SEO on e off page. Portanto, para garantir o sucesso de sua página da web, é importante colocar as técnicas em prática, trazendo ótimos resultados ao negócio!

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.