Storytelling definitivamente não é um tema novo para nós, da Big House. Cada vez mais estamos trazendo o poder dessa técnica para a abordagem de conteúdo dos nossos clientes – sejam eles voltados para RH, planejamento estratégico ou conteúdo audiovisual.

Não, storytelling não é a buzzword do momento para quem trabalha com marketing – principalmente Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Afinal, contar histórias faz com que tudo seja aprendido de uma forma mais fácil, simples e rápida.

Dúvida? Bem, então talvez você esteja esquecendo de algumas lições sobre aprendidas com fábulas do tipo A Cigarra e a Formiga, O Patinho Feio e Três Porquinhos

Afinal, como o storytelling pode se unir ao marketing de conteúdo?

Não, as histórias que citamos acima não falavam apenas sobre insetos, aves esteticamente desvalorizadas ou ainda inimizades entre porcos e lobos. Pelo contrário, ali estavam lições sobre trabalho, beleza interior e responsabilidade.

Ou seja: histórias sempre foram usadas para educar, ensinar e transmitir valores – alguma semelhança com marketing de conteúdo? Nós também achamos que sim!  

Agora você deve estar se perguntando qual é a grande carta na manga do storytelling no que se refere ao marketing digital. Bem, só histórias tem esse poder de aproximar marca e público-alvo de forma efetiva. Por quê? Simplesmente porque o sentimento de identificação é muito maior.

Os benefícios do storytelling para o marketing digital

Para a publicidade e para os estudos do consumo, não é segredo que os fatores emotivos afetam mais as pessoas do que os racionais na maioria das ocasiões de compra.

Além disso, o recurso narrativo – aliado aos fatores emotivos – é melhor absorvido pelo público do que apenas informações estatísticas isoladas. Dessa forma, conseguimos despertar lembranças no público-alvo, assim como sua identificação com o produto. Tudo isso por meio de histórias.

É sempre bom ter em mente que, hoje em dia, consumidores querem conhecer o discurso por trás da marca, como são suas técnicas de produção, quais bandeiras a marca defende, etc. Sabe aquela antiga ideia sobre consumidores passivos? Ficou no passado!

O que o storytelling pode fazer pela sua estratégia de marketing digital?

  • Criar conexões entre pessoas e produtos;
  • Gerar empatia entre público e marca;
  • Promover a marca sem vender diretamente;
  • Linguagem mais afetiva;
  • Ter mais chances de compartilhamentos.

E aí?

O que você achou das nossas dicas sobre storytelling no marketing digital? Fique ligado no nosso blog, pois esse é um assunto frequente por aqui. Leia nossos posts e saiba tudo sobre o mundo digital!


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