A pandemia potencializou movimentos que provavelmente levariam muito tempo para acontecer, e com ela, também foi possível perceber diversas tendências de comportamento do consumidor e do mercado em si.

Quando se fala de ações de marketing, especialmente marketing digital, é preciso lembrar que além de criar estratégias para o momento atual é necessário estar atento e observar quais as tendências para o futuro.

Nos aproximamos do fim de 2021 e isso já direciona a visão de gestores para o que estará nos aguardando no próximo ano. Neste artigo iremos abordar algumas das principais tendências de marketing digital para o 2022.

SOCIAL SELLING E MARKETING INTERATIVO

Social selling nada mais é do que usar as mídias sociais para vender. Essa prática ganhou bastante força e tende a se manter ganhando ainda mais visibilidade perante aos consumidores.

Para se destacar nessa estratégia é preciso proporcionar uma experiência de compra agradável e, principalmente, fácil para o usuário. Diminua o caminho que o cliente precisa percorrer para adquirir uma chave de nível, por exemplo.

USO DE CHATBOTS PARA ATENDIMENTO

Chatbots são robôs que realizam o atendimento dos visitantes do seu site de maneira independente, ou seja, uma inteligência artificial que irá realizar sozinho o atendimento de clientes, sem a necessidade de participação constante de um funcionário

Dependendo da estratégia da empresa é possível criar uma personagem para esse atendente virtual, há alguns que já são bem conhecidos pelo mercado, como a Lu, do Magazine Luiza e a Bia do Bradesco. 

O ponto é que as pessoas cada vez mais esperam respostas imediatas e ter agilidade de retorno nesse primeiro contato pode ser crucial para transformar aquela pessoa interessada em um compressor parafuso em consumidor, de fato.

Além de garantir que os clientes terão retorno imediato, as tecnologias de chatbot ajudam a compreender melhor o comportamento do consumidor, através da análise de perguntas frequentes, por exemplo, e colaboram positivamente para a melhora do relacionamento entre marca e consumidores.

EXPERIÊNCIA POR VOZ

As assistentes virtuais pessoais estão cada vez mais populares e de acordo com a pesquisa de uma consultoria alemã, a Statista, a tendência é de que de alto-falantes inteligentes estejam presentes em pelo menos 11% dos lares brasileiros até 2025.

Esses equipamentos possibilitam a realização de atividades simples, como colocar uma música, acender as luzes ou indicar uma receita de bolo. Mas também estão cada vez mais participando do processo de compra dos usuários.

Para explorar o potencial das assistentes por voz é preciso criar estratégias voltadas para esses aparelhos. Portanto invista na criação de conteúdos no formato de áudio, como podcasts, onde pode introduzir de forma sutil o produto com o qual atua, como caixa de papelão.

É importante estar atento para as necessidades do seu público-alvo e conhecer seu perfil de comportamento e linguagem utilizada para que possa ajustar suas estratégias da melhor forma possível criando mais conexão com eles.

Por mais que seja fundamental estar alerta às novas ferramentas e tecnologias que surgem, as pessoas continuam tendo necessidades básicas a serem supridas e conexão é uma delas.

O mercado está sempre em movimento e por isso a importância de estar sempre se atualizando, acompanhando e implementando as novidades no seu negócio sem esquecer da parte humana da equação. É preciso encontrar equilíbrio entre adoção de tecnologias e humanização do negócio.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.