É tudo uma questão de caminho.

O que é UX design ou experiência do usuário? Bem, se você está começando a trabalhar com marketing digital, é normal ter essa dúvida. Afinal, apesar da área já existir há um tempo, apenas recentemente ela se estruturou em terras tupiniquins.

A importância do UX design vem crescendo cada vez mais, principalmente impulsionada pelas novas tecnologias. O User Experience design tem como maior preocupação o ponto de contato de uma marca com as pessoas.

A importância do caminho para o UX design

Por ponto de contato queremos dizer o momento em que cliente e marca se conectam – ou se você for dos mais poéticos: o caminho que leva o usuário até a marca. O UX design se preocupa em COMO deixar esse caminho mais agradável.

Esse caminho pode ser um website, app, máquina, dispositivo móvel, botão, ponto de venda, testes, plataforma de interação… Enfim, as possibilidades são gigantescas.

Os UX designers se preocupam EXCLUSIVAMENTE em como tornar a relação produto-usuário mais orgânica e fácil. Quanto mais rápido o caminho até sua marca, maior será o seu número conversão. Essa é a lei do UX design.  

Existe uma área ideal para trabalhar com UX design?

Faça esta pergunta a você mesmo: “minha marca se baseia em interações humanas?”. Se a resposta for sim – o que certamente será, já que o capital humano é o que impulsiona o comércio -, então você DEVE trabalhar com UX.  

Uma coisa é fato: a experiência do usuário com uma marca é muito pessoal. Cada pessoa interage de uma maneira diferente. Dessa forma, o UX design trabalha para atingir o maior número de pessoas, baseado em pesquisas e testes

MUITOS E MUITOS testes.

Como o usuário compreende o caminho?

Tudo depende do entendimento dessa interação e de como ela atinge o usuário. Esses elementos impactam diretamente nos aprimoramentos dos mecanismos e numa visão mais positiva da empresa, dos produtos e dos serviços oferecidos.

Com o crescimento do mercado mobile em torno dos 20% no mundo -, a busca de uma melhor experiência do usuário passou a ser prioridade para os lojistas e donos de e-commerce.

Assim, é FUNDAMENTAL que o marketing digital apresente interações amigáveis, que não demandem esforço e que que sejam altamente intuitivas.

Como usamos o UX design e por que você também deveria usar

Bem, não é preciso muuuuito aprofundamento na questão para percebermos quais benefícios o UX design pode trazer para os negócios:

  • Aumenta a confiabilidade na marca;
  • Valoriza seu produto;
  • Atrai mais público e fideliza os clientes;
  • Dá credibilidade para seus serviços;
  • Qualifica suas campanhas

Mas como nós, da Big House, usamos o UX design para melhorar nosso marketing digital?

O mais importante é o cuidado que temos com os pontos de contato entre os usuários e as interfaces (físicas e/ou virtuais). Isso é importante porque existe uma relação direta entre a qualidade da experiência e a probabilidade de conversão – seja qual for a conversão desejada.

Na Big House, o trabalho de UX perpassa todas as fases de desenvolvimento das soluções que criamos – seja em desenvolvimento de sites e plataformas, seja no marketing digital.

O planejamento da arquitetura de informação, o posicionamento apropriado dos CTAs (os famosos calls-to-action) e o dimensionamento adequado da quantidade de conteúdo a ser oferecido aos usuários em cada passo da jornadas são essenciais para um marketing digital de sucesso.

Traduzir objetivos em experiências fluidas e agradáveis: o grande objetivo UX

Além disso tudo, em cada fase ou nova campanha, realizamos testes de usabilidade e percepção. Esses testes nos ajudam a garantir que os objetivos traçados pelo cliente sejam atingidos.

Basicamente, na Big House existe todo o cuidado possível com a tradução dos objetivos de negócio das marcas. Fazemos com que objetivos se transformem em experiências fluidas e agradáveis na interação usuário-plataforma.  


 

A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.