mobile friendly

Você sabe o que é Mobile Friendly ou nunca nem sequer ouviu o termo? Bem, não se preocupe, você não está sozinho. Muitas empresas e organizações nunca ouviram falar sobre Mobile Friendly – e isso pode impactar diretamente nos seus resultados e nas suas taxas de conversão.

Em tradução literal, podemos entender o Mobile Friendly como o “amigável ao móvel”. Para um bom entendedor de marketing digital, Mobile Friendly significa, então, otimizado para smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel.

Seu site é Mobile Friendly? Não? Então nós precisamos conversar…

O que é Mobile Friendly e qual é a sua importância?

Ser ou ter um site, blog ou landing page Mobile Friendly quer dizer que todas as páginas carregam bem em dispositivos móveis. Um usuário pode acessar e navegar de uma para outra quantas vezes quiser, sem problemas de carregamento ou experiência.

Agora, sobre a importância do Mobile Friendly, vamos dar a você apenas uma estatística: considere que um a cada cinco domicílios brasileiros tem acesso à internet sem precisar de um computador. Consegue imaginar de onde vem todo esse tráfego? Se você disse dispositivo móvel, acertou!

Em outras palavras, investir em Mobile Friendly é investir em todo esse tráfego que se utiliza diariamente de smartphones ou tablets. E tornar-se amigável para ele, significa oferecer uma experiência melhor, o que culmina num melhor ranqueamento em sites de busca, mais visitas e uma taxa maior de conversão.

Do que o seu site precisa para se tornar Mobile Friendly?

Seu site precisa, basicamente, de quatro coisas:

  • Navegabilidade;
  • Carregamento rápido;
  • Bom funcionamento em telas pequenas;
  • Controle por toque.

Quando falamos de navegabilidade, referimo-nos a um site com fácil navegação. Ou seja: seu site precisa ser bem estruturado para facilitar a jornada do usuário e ajudá-lo a encontrar exatamente aquilo que busca. Um exemplo? Que tal organizar o menu do seu site de forma mais intuitiva? Quanto menos toques, melhor!

Sobre carregamento rápido, o melhor é que seu site atinja o objetivo de carregar em, no máximo, 3 segundos – já que os usuários costumam deixar o site se levar mais tempo do que isso.

Tenha em mente que ninguém voltaria a um site que consumiu todo o seu pacote de dados por uma única imagem que não foi otimizada de maneira adequada.

Entenda que os dispositivos móveis têm uma lógica diferente do desktop. Inclusive no que se refere ao tamanho das telas. Por isso, é preciso que seus designers pensem e planejem o layout do site sobre isso. Uma dica para fazer isso funcionar? Um site responsivo.

Além disso, você sabe como a maior parte dos smartphones e tablets funcionam? Sim, por dispositivo touch screen. E é exatamente por isso que seu site Mobile Friendly deve estar otimizado para responder a comandos de toque durante a navegação.

Por que tornar seu site amigável aos dispositivos móveis?

Bem, já faz alguns anos que o Google atualizou seu algoritmo para levar em consideração sites Mobile Friendly – também conhecida como indexação mobile-first.

Ou seja, investir em Mobile Friendly impacta diretamente no seu ranqueamento. E pode puxar você para cima ou para baixo.

No entanto, o Google faz tudo isso apenas por um motivo: transformar a experiência do usuário na melhor possível. Imagens pesadas e navegação ruim são suas piores inimigas aqui.

Não vamos esquecer que, com a otimização do site, ganhamos aqueles usuários que não esperam mais 3 segundos pelo carregamento do site. Adeus, altas taxas de rejeição, olá aumento no tempo de permanência!

Agora que você já sabe o que é Mobile Friendly, que tal otimizar o seu site?

Você já sabe quase tudo sobre Mobile Friendly! Mas que tal começar a aplicar esse conteúdo na rotina das suas páginas da web? Não se preocupe, você não estará sozinho! Nós da Big House podemos te ajudar.

Com nossos profissionais de UX design e Desenvolvimento, aliados aos esforços do nosso time de marketing, seu site vai ter tudo o que precisa para bombar em qualquer dispositivo móvel!


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