
Saiba mais sobre a Multicanalidade
MULTICANALIDADE é a capacidade de atender a um consumidor de forma eficiente, correta e eficaz através de qualquer ponto de contato que tal cliente tem com empresa, tanto no mundo online como no off-line.
Por isso, a Multicanalidade, envolve vários pontos importantes:
– É preciso ter consistência em dados (quem é meu cliente? o que ele compra? quanto ele gasta? o que ele quer? etc…)
– Integração de canais (De nada adianta ter muitos canais se eles não estão integrados)
– Vários pontos para contato (Se é “multi”, obviamente que são muitos, mas o importante é saber que em todos o cliente quer ter informações corretas e completas)
– É preciso ter uma visão integrada de: produtos, clientes e estoque.
A grande questão da multicanalidade é que, mesmo que as empresas tenham setores separados como SAC, estoque, marketing, etc, para o cliente ela é a mesma empresa. Isso quer dizer que seja pelo ponto de contato que for, esse cliente deve ser bem atendido e receber as informações que busca.
COMO IMPLANTAR A MULTICANALIDADE?
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário implantar todos os canais ao mesmo tempo. Para isso é necessário bastante dinheiro e estar preparado para uma transformação abrupta na empresa. Nossa dica é ir explorando um canal a mais por vez, ver como ele funciona e depois que ele está estabelecido, ir aumentando para outro mais e assim por diante. É normal e aceitável ir aos poucos até chegar na multicanalidade.
BENEFÍCIOS DA MULTICANALIDADE
Entre os benefícios da multicanalidade estão:
– Clientes fiéis
– Possibilidade de tornar-se referência em uma indústria ou segmento
– Aumento do ticket médio
– Aumento de Market share
– Top of Mind.
Veja alguns números sobre EUA e Reino Unido:
– Clientes multicanal gastam 4 x mais
– 33% dos clientes que compraram online e buscam na loja gastam $90 a mais quando retiram o produto
– Clientes multicanal gastam 82% mais por transação que um cliente monocanal
No próximo post falaremos sobre os clientes multicanal e como se preparar para a multicanalidade. Aguarde!