Quem nunca se perguntou por que a Wikipedia está sempre no topo de buscas do Google? Não importa qual é a sua dúvida ou objeto de pesquisa, ela está lá. A maior enciclopédia online do mundo tem um ranqueamento de dar inveja…

Comecemos pelo início: o motivo crucial que faz a Wikipedia aparecer no topo das buscas é sua autoridade de domínio super alta. É isso que mantém sua liderança nos mais diversos tipos de pesquisa.

A importância da autoridade de domínio – ou Domain Authority, para os bilíngues

Na busca implacável do Google por entregar o melhor resultado possível aos seus usuários, o buscador avalia inúmeros fatores para decidir a ordem de ranqueamento dos sites que correspondem à palavra-chave pesquisada.

E é aí que a autoridade de domínio – ou domain authority – surge como um dos motores que mais pesam para que um site tenha um resultado satisfatório. Mas o que aumenta a autoridade de um domínio?

Links, estrutura do site e nofollow: tudo isso aumenta a autoridade de domínio da Wikipedia

1 – Links externos

Para ficar mais claro a questão dos links externos, vamos exemplificar: imagine que você está escrevendo um artigo sobre música pop e – inevitavelmente – precisará falar sobre a Lady Gaga…

Ao buscar informações sobre a cantora, você cai em uma página da Wikipedia, a qual apareceu como primeiro resultado. Assim, você utiliza as informações encontradas e coloca um link para a fonte. Ou seja: a Wikipedia ganha um link externo.

O Google entende links externos como um atestado de confiança em uma página. Afinal, se ela não fosse boa, você não a usaria como fonte, certo?  Por isso esse é o principal fator levado em consideração no cálculo da autoridade de domínio.

Acredite, a Wikipedia soma milhares e milhares links externos

2 –  Estrutura de site

Além disso, a Wikipedia também aparece no topo das buscas porque faz um ótimo trabalho de linkagem interna. Isso vale para nomes, empresas, acontecimentos históricos… E por aí vai.

Com uma linkagem interna bem feita, é bem mais fácil para o Google fazer um mapa da estrutura do site e entender a relação entre as páginas e assuntos. Isso também facilita a leitura do usuário e, consequentemente, melhora a sua experiência.

Ok, até aqui tudo certo. Mas a Wikipedia é uma enciclopédia colaborativa, não? Isso quer dizer que basicamente qualquer pessoa pode escrever sobre algo. Então como o site garante que isso não acabe completamente com a sua autoridade de domínio?

Como controlar tanta linkagem externa?

Levando em consideração o parágrafo anterior, seria impossível controlar de onde vêm todas as referências utilizadas. A Wikipédia pode estar linkando para milhares de sites, que poderiam acabar lamentavelmente com a sua autoridade de domínio.

Tudo estaria perdido se não fosse possível dizer aos motores de busca que você não quer que aquele link conte para calcular sua autoridade… Que sorte, hein dona Wikipedia?

Mas e o nofollow?

O nofollow é um atributo em HTML que pode ser posto em um link. Ele diz ao Google e às outras ferramentas de busca que você tem intenção de que aquele link conte para sua autoridade de página e de domínio.

O link não deixa de ser clicável: você continua podendo clicar e chegar a página apontada. Por outro lado, o valor desta página não vai influenciar na avaliação.

O que aprendemos sobre aparecer no topo das buscas com a Wikipedia?

  • Invista em produção de conteúdo de qualidade;
  • Tenha certeza de que cada conteúdo traz aquilo que sua persona precisa;
  • Foque em trabalhar uma boa estrutura de site;
  • Link Building: não esqueça dele;
  • Atualize seus artigos.

Sabe quem entende tudo sobre estar nas primeiras posições do Google?

Exatamente: a Big House.

Contando com uma equipe especialista em estratégia digital, nós fazemos Marketing de Conteúdo focado em resultados, colocando-a no topo das buscas orgânicas do Google e fazendo com que seja encontrada pelos mais qualificados consumidores. Clique aqui para conversar com a gente e saber mais!


A Big House é uma agência digital que transforma boas ideias em resultado. Atuando com Marketing Digital e desenvolvimento web desde 2011, somos uma equipe multidisciplinar certificada em Inbound Marketing focado nas melhores estratégias digitais. Entre com contato conosco pelas nossas redes, leia o conteúdo no Blog da Big House ou acesse nosso site para conhecer a Big.